FREAKebana!

Todos já ouviram falar em Ikebana, né? Aqueles arranjos japoneses de flores super elegantes, clean e geralmente feitos com orquídeas? Pois bem, dada a introdução, apresento-lhes a nêmesis da Ikebana: a FREAKebana!

Bust Freakabana 10134 69814

Ao contrário da Ikebana, que foi criada no século VI e parte do princípio de arranjar flores de forma natura etos naturais como galhos, rochas e vagens de semente para deixar que a flor se destaque naturalmente, a Freakebana é a irmã mutante e promove o exagero, o kitsch e a liberdade ao montar arranjos em frutas e legumes. Uma ode ao estranho, on ervas daninhas surgem de batatas, rosas espinhentas de metades cítricas e lírios são espetados em pêras portuguesas. É menos sobre harmonizar beleza e mais sobre ser expressivo.

Bust Freakabana 10059 43ffa

O resultado final parece uma escultura, completamente fora dos padrões e com um pé no surrealismo – mesmo que flores e frutos caminhem juntos no ciclo da vida vegetal -, uma quebra de paradigmas aos buquês ocidentais arrumadinhos e perfeitos. 

Parte teórica ok, vamos para a prática? Se liga na lista de materiais e nas dicas preciosas para a arte da Freakebana:

  • Flores: compradas ou colhidas no jardim. Preste atenção na força do caule, elas precisam ser bem resistentes e durinhas. Antúrios, dálias, cravos, rosas e crisântemos são boas escolhas;
  • Frutas e/ou vegetais: são as bases do arranjo. Ao contrário das flores, escolha frutas e vegetais macios (mas não molengas!). Não tem uma regra sobre o que usar, pode pegar o que tem na geladeira mesmo, só preste atenção no cheiro da fruta (não vai abrir uma jaca pra espetar flor, né?) ou mosquitinhos que podem aparecer;
  • Ferramentas: depende muito da rigidez na superfície da fruta/vegetal. Pode ser um lápis, espetinho de churrasco, chave de fenda e faca. Também dá pra enfiar a flor direto na base, sem precisar furar nada.

Bust Freakabana 10097 db9ce

Curtiram? Eu achei incrível, já vou pra feira com um olhar diferente essa semana!

Imagens: Reprodução/Samantha Margherita para Bust Magazine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s