Se tem alguma coisa melhor que panqueca, só panqueca americana mesmo. O que a gente conhece por panqueca, a galera fora do Brasil chama de crepe e não tem a menor necessidade começar uma explicação chatíssima de terminologia aqui.
Não sei vocês, mas eu sempre tenho vontade de comer coisas e não sei o que é. Batizei esse fenômeno de Vontade Gestante (e ela pode acontecer com qualquer pessoa, já que eu não estou, nunca estive e nunca estarei grávida) e é uma coisa muito complicada de lidar. Anyway, meu corpo resolveu ser cuzão e me acordar cedo no sábado e sem absolutamente nada pra fazer e com uma consulta na nutricionista marcada, fui fazer panquecas de despedida da gordice e pra tentar acalmar a lombriga não-identificada.
Para começar, é tudo muito simples, você provavelmente tem todos os ingredientes aí na despensa e a preparação não suja muita louça (isso é um fator decisivo pra mim na hora de fazer receitas). Qualquer pessoa consegue fazer, inclusive aquele embuste preguiçoso ou crianças barulhentas que alguns chamam de filhos. A parte mais complicada é despejar a massa certinho na frigideira, mas isso vem com a prática, nem se abale.
Essa receita rende umas seis panquecas do tamanho de um pires (as minhas ficaram bem altas e meio tortas, mas who cares?) e você vai precisar de:
1/2 xícara de leite
1 ovo
1 xícara de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga derretida
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de café de sal
Modo de fazer:
Bata o ovo e o leite com um fouet (ou garfo) e adicione a farinha aos poucos, com uma peneira. Coloque o açúcar, a manteiga, o fermento, mexa e por último, coloque o sal. A massa fica bem grossa. Aqueça uma frigideira antiaderente (sim, precisa ser antiaderente) e coloque uma concha de massa. *Não mexa a frigideira e nem espalhe a massa*. Quando começar a formar bolhas e as laterais estiverem douradas, vire, doure o outro lado e pronto!
Sirva com manteiga e calda de sua preferência. A minha tem calda de maracujá, que na verdade é uma geleia da Casa Madeira que veio muito dura (alô, comprei geleia, não gelatina!) e eu coloquei no microondas por 30 segundos.
Observações:
– Você pode usar farinha de trigo branca, integral, farinha de amêndoas, de linhaça ou um mix de todas essas;
– Essa massa é a mesma dos famosos waffles;
– Se não tiver manteiga, pode colocar óleo de soja, azeite, óleo de côco ou qualquer outra gordura;
– Dá pra fazer a massa na noite anterior e guardar na geladeira pra poupar um tempo precioso de manhã;
– Não tem fermento? No problem! Substitui por bicarbonato de sódio que tá tudo certo;
– Quer fazer panquecas de chocolate? É só adicionar 2 colheres de sopa de chocolate em pó + 1 colher de sopa de manteiga;
– Pode colocar canela, cardamomo, cravo ou qualquer outro condimento à gosto na massa.
Sério, essas panquecas ficam super fofinhas, aeradas e deliciosas! Façam e me contem o que acharam!
Imagens: Van Toffoli e Reprodução