16ª Festa da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França

Texto e imagens: Reprodução

De 4 de junho a 2 de julho, acontece a 16ª Festa da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França. “O Rosário celebra a diversidade, que as nossas diferenças deixem de ser desigualdades”, assim parte o princípio das festividades desse ano.

penha
Esse tema nasceu do olhar para as diferenças existentes na própria comunidade organizadora da festa que é composta por pessoas de diversas origens e gerações, e representantes de coletivos culturais e artísticos, de associações sem fins lucrativos e pastorais afros. Valorizar essa heterogeneidade nos motivou a celebrar a diversidade presente na natureza, no povo brasileiro e em nossa cidade.
Queremos celebrar a alegria de estar entre as pessoas e o direito de sermos singulares. A diversidade é uma riqueza para todos e todas, é necessário deixar de encarar o(a) outro(a) como um(a) inimigo(a), alguém a ser eliminado. No Brasil, povos e segmentos da sociedade foram e são discriminados e excluídos por serem distintos, trazendo a necessidade de ações, políticas e paradigmas que reparem injustiças e desigualdades de forma a contribuir para a superação do racismo, da homofobia, do machismo, da xenofobia e da intolerância religiosa.
A festa desse ano é um convite a se aproximar, dialogar, ver como é, e se encantar com as cores, sons, aromas, rostos, sabores e experiências que só a diversidade pode nos proporcionar. O Rosário abre suas portas, janelas e braços para diversidade, imbuídos pela mística de estarmos juntos, entrelaçados de respeito e admiração…
 
Que se iniciem os festejos! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s